ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

A manutenção preditiva baseia-se na avaliação do estado da máquina com inspeções de rotina. Com isso elimina-se o desperdício de peças, diminui-se os estoques associados, aumenta a eficiência nos reparos, reduz ou elimina problemas e aumenta a disponibilidade das máquinas.

A análise de vibração é uma das principais técnicas de manutenção preditiva para identificar falhas nos componentes rotativos de uma máquina, pois o diagnóstico permite verificar o nível vibracional de cada peça e determinar a origem da vibração, possuindo o objetivo principal de antecipar e encontrar a raiz de problemas em máquinas e equipamentos, ou seja, mesmo antes de se tornarem problemas potenciais, agindo quando ainda somente se encontram sintomas e isso é possível graças ao seu modo de aplicação, por meio de monitoramento constante.

Em um primeiro momento são definidos quais máquinas e equipamentos serão monitorados e logo em seguida é feito um cadastramento de cada máquina, definindo os níveis de alarme, a medição, parâmetros utilizados e a frequência de coleta de dados.

O analisador de vibração capta sinais oriundos de vibrações emitidas por um determinado equipamento selecionado para a inspeção, algo que provavelmente surgiu a partir da observação atenta de um operador. Por isso é importante ressaltar que o analisador de vibração é uma ferramenta complementar de análise manutenção.